Início   Apresentação   Conheça o Plano   Notícias   Campanha 
Notícia
Piauí Fomento cadastra empreendedores na Vila da Paz
22/05/2012 09:36

Cadastramento de empreendedores (Foto:Ascom Piauí Fomento)

 

 

Técnicos da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Piauí Fomento) estiveram na Vila da Paz, zona Sul de Teresina onde aconteceu o segundo passo na operacionalização da Linha de Crédito Piauí Fomento Mais Viver.

Com o apoio da Associação dos Moradores da Vila da Paz, os técnicos Matias José Ferreira Filho e Wallyson Soares dos Anjos foram repassar informações sobre a Linha Crédito e realizar o cadastramento dos moradores identificados como potenciais beneficiários. Para ter acesso ao financiamento, as pessoas devem ter renda mensal abaixo de R$ 70 e que não sejam contempladas por nenhum outro programa do Governo.

Para Maria Hilda Conceição Sousa, que entregou a documentação para análise, o crédito Piauí Fomento Mais Viver é uma alternativa  para que ela retome a barraca de venda de cachorro-quente. “Trabalhava com a venda de cachorro-quente, mas tive que parar. Se conseguir o empréstimo voltarei a vender lanches na porta de casa”.

Para Maria da Cruz de Souza Tito, que há cinco anos vende espetinhos e lanches na praça da Vila da Paz, o crédito da Piauí Fomento vai ajudar a incrementar o seu negócio. “Quero o dinheiro para melhorar minha banca de lanches e ter um capital para comprar material de trabalho”.

A ida dos técnicos da Piauí Fomento para a Vila da Paz abre a possibilidade de novos negócios para os empreendedores da região.  Maria de Deus da Silva foi à Associação de Moradores para saber se poderia entrar a linha de crédito do Programa Mais Viver  “Como já tenho meu negócio formalizado, não posso participar deste programa, mas tomei conhecimento das outras linhas de crédito da Piauí Fomento”. Maria de Deus da Silva é proprietária de um salão de beleza e uma loja de roupas no bairro Três Andares. Ela afirmou que vai procurar a Piauí Fomento para fazer uma proposta de empréstimo, “quero ampliar meu negócio”, frisou.

Maria das Dores Vieira, presidente da Associação de Moradores da Vila da Paz, disse que a iniciativa é positiva “temos muita gente com vontade de trabalhar e ter seu próprio negócio, e a iniciativa da Piauí Fomento vem atender esta necessidade”.

A associação é parceira da Piauí Fomento, pois a triagem dos interessados é feita pela entidade. Na primeira ação foram convidadas oito pessoas, no final do atendimento 15 pessoas procuraram as informações sobre o crédito. Segundo Maria das Dores Vieira, a procura mostra o interesse das pessoas em trabalhar e gerar renda.

O diretor da Piauí Fomento, Francisco Coqueiro, explicou que a Vila da Paz foi escolhida como o local de implantação do projeto piloto para o Programa Mais Viver Inclusão Produtiva, através do Crédito Orientado, uma ação do Governo do Estado para gerar renda. “As demais vilas de Teresina também serão contempladas pelo programa”.

Ele afirmou que os recursos da linha de crédito são oriundos de dotações orçamentárias do Tesouro Estadual. Coqueiro disse que estes recursos irão compor o Fundo Especial de Produção (FEP), e que através do qual os recursos serão aplicados no programa. O diretor de Operações da Piauí Fomento completou que os financiamentos são reembolsáveis e que os tomadores do crédito serão acompanhados e orientados para que obtenham sucesso em seus negócios. “A nossa meta para este ano é atender 3 mil pessoas com uma aplicação de recursos da ordem de R$ 3 milhões”, finalizou.

 

Fonte:  Governo do Estado




Mais Notícias...
  Outras Notícias
23/08/2012
Brasil Carinhoso já retirou mais de 2 milhões de famílias da extrema pobreza
01/08/2012
Mais Viver apresenta ações de combate à pobreza em São Raimundo Nonato
19/06/2012
Programa Brasil Carinhoso beneficiará 97 mil famílias no Piauí
13/06/2012
Mais Viver e Piauí Fomento apresentam linha de crédito para baixa renda na Vila da Paz
22/05/2012
Piauí Fomento cadastra empreendedores na Vila da Paz
22/05/2012
Piauí ganhará quatro casas de assistência a dependentes químicos
12/04/2012
SETRE conduz reunião com MDS para tratar de qualificação profissional
12/04/2012
Piaui Fomento e Mais Viver
13/03/2012
Setre, Pronatec e Mais Viver
14/02/2012
Reunião define sistema operacional para linhas de crédito
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem: